quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O repouso durante a gravidez

Olá, queridos! Tudo bem! Graças a Deus, está tudo bem, e agora estou repousando mais e mais. Passamos das 24 semanas de gestação e a Ana Vitória está crescendo!!!

Fico deitada praticamente o dia todo e tenho feito alguns artesanatos para me distrair um pouco. Quando você fica deitada, “esperando”, é preciso ocupar a mente com coisas boas e que vão te fazem bem. Muitas pessoas tem me ajudado bastante!!! Quero agradecer a Deus pela vida do meu marido João Pires, que é um homem maravilhoso para mim, companheiro e um pai tremendo para o Daniel e para a Ana. Ele tem me ajudado em tudo, além de trabalhar bastante na semana, ele dá banho no Daniel, leva-o na ecoterapia e na fisioterapia, leva-o para passear sempre que pode. Tirando outras bilhões de coisas que ele faz com muito amor.  Quero agradecer também aos nossos pais (João, Nicéia, Sidney e Martha), que tem nos ajudado, fazendo comida, comprado coisas, ajudando o Daniel,  cuidando de nós de coração a todo momento.  Quero agradecer a toda família (irmãos, tios e avós) que tem nos ajudado muito também. Agradecer a igreja El Shaddai pelas intercessões e compreensão; pelos nossos líderes (aps. Fábio e Claudia Abbud) pelo amor e cuidado a todo o momento; pelos nossos discípulos todos que estão nos ajudando e estão perseverando guardando a sua fé; pela Equipe do Geração Futuro que tem conquistado e fazendo uma obra linda todos os domingos com as crianças.
Quero agradecer também a nossa obstetra dra. Karla Zacharias, que é uma médica competente e muito diligente, tem nos acompanhado bem de perto mesmo, sendo um instrumento nas mãos de Deus. Agradeço a Deus pela vida de todos e por tudo o que Ele fez, tem feito e há de fazer. Deus tem nos sustentado a cada dia, nos suprido em cada detalhe, renovado as nossas forças, pois a cada manhã as Suas misericórdias se renovam sobre nós. Vamos continuar, mesmo repousando, gerando um  filho na presença de Deus!!:) Obrigada Deus pelo Teu amor e por Tua fidelidade!!!
Existe uma matéria muito interessante sobre o repouso na gravidez da revista Crescer. Leia a seguir é interessante:
 “Receber a notícia de que vai ser preciso fazer repouso durante a gestação traz angústia para qualquer futura mãe. Afinal, o que toda mulher quer é poder continuar tocando sua rotina desfilando o barrigão por aí. Mas, se esse é o seu caso, é preciso pensar no bebê e na sua saúde e seguir à risca a recomendação do especialista. “O repouso é uma medida auxiliar para a gestante não abusar quando tiver risco de abortamento ou parto prematuro”, diz Eduardo de Souza, obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP). E a maneira como ele deve ser feito varia de acordo com o risco que envolve cada gestação.

Nos casos mais sérios - como a placenta prévia (quando ela não suporta o peso do bebê e se acomoda no colo do útero) ou a dilatação precoce do colo do útero -, a grávida deve ficar em repouso absoluto, ou seja, deitada o dia todo, e só se levantar para tomar banho ou ir ao banheiro. “Esse é o caso de gestantes com histórico de perdas anteriores, partos prematuros ou que fizeram cerclagem (cirurgia feita para corrigir o problema de dilatação anormal do colo uterino) precisa fazer um repouso mais rígido”, afirma Luis Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP).

Quando a gravidade é menor, basta a gestante descansar por algumas horas, sem fazer muito esforço físico ou emocional, até que se recupere e possa retomar as atividades. É permitido andar pela casa, preparar uma refeição, se sentar para assistir a um filme. “ Esse tipo de repouso (chamado relativo) também é indicado a gestantes com pré-eclâmpsia e, em alguns casos, no início da gestação, quando a mulher está com algum desconforto, como náuseas, vômitos e queda de pressão ”, diz Wagner Busato, ginecologista e obstetra especializado em medicina reprodutiva.

Se a ansiedade para a chegada do bebê já é comum a todas as grávidas, para aquelas que precisam de repouso, essa sensação pode ficar ainda mais evidente. Confiar no seu médico e conversar com ele sobre todas as suas dúvidas e receios são medidas que ajudam a acalmar.”


http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI78488-10571,00.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário