quarta-feira, 20 de junho de 2012

"O ministério com crianças começa no ventre!"

Olá, pessoal!!! Nestas últimas semanas foi um tempo muito gostoso, pois consegui ler alguns livros e ver alguns filmes muito interessantes que gostaria de compartilhar com vocês!!!

Um livro que é muito bom e para todos os pais lerem é "Mulheres geradoras de vida- O ministério com crianças começa no ventre", editora Vida. A autora é a Claudia Guimarães que é pedagoga, pastora e evangelista de crianças há 31 anos. Ela é um exemplo de uma batalhadora pelos direitos da criança, lutado contra a violência infantil através da campanha PAI e diretora nacional do Royal Kids Brasil, um mover de intercessão para as crianças orarem pela a igreja perseguida. Para conhecer mais sobre o seu trabalho acesse o blog: http://claudiaguimaraes.blogspot.com.br/



Informações muito legais estão neste livro “Mulheres geradoras de vida” e no curso ministrado pela Claudia online chamado “No berçário também se aprende”.

É muito importante como ela aborda a participação dos pais no desenvolvimento uterino da criança e como isto faz toda a diferença. Abaixo, segue um trecho retirado do curso:
 

A primeira casa do bebê


Conheça um pouquinho sobre este universo uterino, a primeira casa de nossas crianças, observe:

-Não é só o corpo que se forma durante a gravidez, a personalidade, a inteligência e os traumas também estão em gestação.

-Pesquisadores do Centro Médico Universitário Utrecht, na Holanda, afirmam ser provável que os hormônios liberados pela gestante em estado de estresse entrem na circulação do feto e prejudiquem o seu desenvolvimento cerebral.

-Se a experiência do feto no útero for agradável, conseqüentemente será uma criança tranqüila e sensível, caso contrário como rejeição, violência, pode provocar distúrbios psicológicos.

-A partir do 4o mês, já há vários sentidos desenvolvidos, inclusive a audição, o bebê ouve muito bem o mundo exterior, vozes graves são mais audíveis que as agudas. Dica para os pais: conversem bastante com seu bebê no ventre da mamãe.

-Outro sentido bem desenvolvido aos 4 meses, é o tato. Acariciar e massagear a barriga, faz o feto sentir que recebe atenção, precisam de carinho antes mesmo de vir à luz.

-Os sentimentos e temores da mãe afetam o filho que está exposto aos mesmos hormônios que ela.

-A pesquisadora francesa Marie Claire Busnel, do Departamento de Neurogenética e Comportamento da Universidade de Paris, após 15 anos de pesquisa, chegou à conclusão que os bebês já podem identificar a voz da mãe à partir do quinto mês de gestação. Ela constatou ainda que: o conversar com o bebê durante a gestação produz um estado de calma e segurança.

-De acordo com um estudo realizado pela médica Marjorie Sable, da Universidade de Missouri-Columbia, publicado na edição de novembro/dezembro do periódico Family Planning Perspectives, mulheres que ficam tristes durante a gestação têm 50% de probabilidade de o filho nascer com peso inferior ao normal. As chances aumentam para 73% nas gestantes, que por alguma razão, rejeitam a gravidez.


Incrível: Um médico japonês Dr. Makoto Schichida, desenvolveu estudos e os colocou em prática através de suas mais de 300 academias infantis no Japão, onde um bebê a partir dos 5 meses no útero, pode aprender e memorizar. Ele prova com seus métodos que a aprendizagem começa desde a gestação. Quer pesquisar mais sobre o assunto?

( www.inteligenius.com/inteligenius.cientificos.html )

 A ciência descobriu o que já estava revelado na palavra de Deus, que um bebê no útero é atuante e pode aprender, isto não é o máximo!!...


O bebê ouve no ventre da mamãe


A recém-descoberta da gravidez é o suficiente para começar a treinar os ouvidinhos do bebê que está prestes a chegar. A partir dos primeiros dias de vida, o feto já é capaz de perceber alguns sons, como batimentos cardíacos da mãe. Aos seis meses pode ouvir perfeitamente a voz materna e barulhos externos. Por isso, ao nascer o pequeno já se sente confortado somente ao perceber a voz daquela que o carregou por nove meses na barriga, mesmo que esta voz seja estridente.



Muitas mães descobriram na música uma forma de agradar o bebê que ainda está na barriga. Estudos apontam que o som musical é importante no desenvolvimento auditivo e bem-estar da criança.

E por que não começar desde a fase uterina? Segundo a fonoaudióloga do Hospital Santa Helena - Patrícia Mattos, a conversa da mãe com o filho e a apresentação da música na gravidez faz com que o vínculo entre ambos seja fortalecido. "Muitos bebês que foram acostumados com a música durante a gestação geralmente se acalmam ao ouvir canções de ninar e cantigas de roda quando estão chorando ou inquietos", sinaliza a especialista. Ao apresentar algumas melodias para os pequenos, os pais também estão incentivando a melhor percepção e sensibilidade da criança, além da construção da fala e da linguagem.

"As repetições dos versos e as rimas ajudam a criança no desenvolvimento e entonação das falas e até mesmo na interpretação e associação de nomes e objetos", explica a mestre em distúrbios da comunicação e fonoaudióloga da Maternidade Neomater, Andréia Monteiro Medeiros.

Diante deste fato comprovado, precisamos orientar os pais, principalmente a gestante, de que louvar a Deus com cânticos e ouvir louvores é algo abençoado e abençoador em todos os sentidos para o bebê, e isso começa na gravidez. Que maravilha o feto ouvindo músicas de louvores constantemente, músicas clássicas, além de estar sendo estimulado, trazendo-lhe muitos benefícios para o seu desenvolvimento, estará sendo ministrado com a letra do louvor, com palavras proféticas sobre a sua vida, de cura, de salvação e de glorificação a Deus.


 As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos. (Provérbios 16 : 24)


Dica para o papai:

Durante a gestação, ofereça suporte emocional a sua esposa,, assim você estará mais preparado para compreender os momentos difíceis que porventura ocorram. Sua participação durante as consultas pediátricas é importante, facilitará a sua compreensão das várias etapas do desenvolvimento do seu bebê, estimulando-o a participar ativamente delas.”



Vale muito a pena investir na vida dos nossos filhos desde o ventre! São sementinhas que irão germinar na hora certa e darão muitos e muitos frutos!!!

Um grande beijo para todos até mais!!! Amo vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário